Arquitetura de jogos (instalação )

Brincando com papel higiênico: um convite estético ao jogo simbólico.

Quando as crianças da turma do Infantil III B chegaram hoje na escola tiveram uma surpresa! Encontraram a sala assim😮:

O professor Jefferson Cardoso Felix havia preparado uma “instalação” artística com papéis higiênicos!👀 Vocês conseguem imaginar a carinha dos pequenos e das pequenas? Elas ficaram fascinadas! Instigadas! E não faltaram expressões de espanto e admiração, como:

Pô, é a casa do mostro”.
“Nossa, como tá bonito”!
“É muito assustador”.
“Puxa , puxa joga pra cima”!..”
“Vamos nadar”?

Então, professor Jefferson convidou as crianças para uma roda de conversa sobre o que acabaram de ver. Começou perguntando como se chamava o material, depois como usavam… e as crianças foram respondendo aquilo que sabiam, a partir de suas experiências de vida cotidiana: “Limpar o bumbum“; “Limpar o xixi”; “Limpar o nariz”… E algumas lembraram que “tem o lencinho agora, pô”!

O professor perguntou porque ele tinha feito aquilo na sala e algumas crianças responderam que era para brincar; outras que era assustador, que parecia a casa do monstro… E – claro! – quando Jefferson perguntou “O que vocês gostariam de fazer lá?”, todas disseram que queriam mexer e brincar!

Olha só que “auê” gostoso e divertido!

Ao final da exploração e da brincadeira com a instalação preparada pelo professor, as crianças brincaram de “dar comida para o monstro” (o monstro na verdade era um saco de lixo que, bem alimentado, deixou a sala limpinha, limpinha!🤭)

Experiências que favorecem aprendizagens!

Para as crianças, foi pura diversão! E muitas descobertas envolvendo 03 campos de experiências nesta proposta lúdica e envolvente:

  • Corpo , gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta fala pensamento e imaginação.

Segundo o professor, a arte é tudo aquilo nos sensibiliza , nos faz adentrar na cultura.  Por isso, a escolha de trabalhar com o papel higiênico se deu porque traz para a criança o significado de recriar o que é nossa cultura. A proposta, que faz parte da arte contemporânea, vem com o intuito de promover o acesso às artes por meio do jogo simbólico. Uma das preocupações foi a de oferecer experiência com a linguagem artística para além de reprodução de pinturas. É importante para as crianças porque utiliza de várias linguagens , acionando mais mecanismo para criação e ressignificação do mundo, dos objetos e das relações entre as pessoas, ampliando a visão da criança e suas formas de comunicação.

Nesta proposta, as crianças tiverem os direitos de aprendizagem de brincar, explorar , conhecer-se e conviver.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Publicado por EMEB Fernando Pessoa - São Bernardo do Campo

Pré-escola do Município de São Bernardo do Campo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: