MENSAGEM DE DESPEDIDA

Texto do vídeo

Queridas famílias, queridas crianças…

Em nome de toda equipe escolar da EMEB Fernando Pessoa quero agradecer imensamente pela parceria e pela confiança depositada em nós em 2020.

É claro que gostaríamos que a história desse ano fosse outra! Gostaríamos que a escola o ano todo estivesse cheia de crianças, que a gente pudesse se encontrar pessoalmente, se reunir pessoalmente, conversar pessoalmente… Como sempre fizemos.

Mas diante das limitações impostas pela vida ou, antes, pelo vírus, tivemos de criar possibilidades – possibilidades que, mesmo à distância, de certa forma nos aproximaram; nos aproximaram enquanto escola, enquanto comunidade escolar, enquanto família, enquanto crianças e sobretudo enquanto seres humanos, frágeis e fortes, fortes coletivamente para enfrentar o mesmo desafio: o desafio da sobrevivência.

Se tem uma lição que 2020 nos ensina é que a vida, que é uma experiência única para cada um de nós, que cada um a sente e a vive à sua própria maneira, é impossível viver, é impossível manter a vida se não for juntos, uns pelos outros.

E este é o sentido também da educação e principalmente da educação de crianças, de crianças pequenas, da educação infantil!

As crianças não são um futuro distante, elas não são um vir a ser. Elas são o agora, elas são o hoje, elas são o presente.

As crianças são, de certa forma, um presente que as famílias compartilham com a gente, da escola, na difícil tarefa de ensinar, de educar e de cuidar. Uma tarefa difícil, mas gratificante, uma tarefa que essencialmente é a razão de ser da nossa profissão, do nosso ofício de mestres, do nosso ofício de educadores.

Por isso desejamos que em 2021 as coisas voltem ao normal, ainda que aos poucos, com segurança e vacina para todos.

Mas não basta apenas desejar, não basta pensar positivo; é preciso que todos continuem mantendo os cuidados: evitando aglomerações, continuando a usar máscaras, fazendo as higienizações das mãos com frequência e, assim, quando chegar 2021, a gente possa encontrar a todos com saúde… e com vida!

E por falar em cuidar… Quando vocês retornarem para a escola encontrarão um espaço muito mais bem cuidado, pintado, com pisos trocados e com a quadra pintada e com desenhos do jeito que as crianças decidiram em assembleia!

É claro que temos muito a fazer ainda! Como diz a canção, “se muito vale o que foi feito, mais vale o que será”.  Isso depende da participação e da ação de cada de vocês, afinal a escola é de vocês, crianças; é de vocês, famílias!

E para terminar, e agora em meu nome (que descobri agora pouco que estava com a camiseta às avessas, mas já acertei!), quero agradecer a cada um e a cada uma de vocês, crianças, famílias, educadores, educadoras, pela oportunidade que eu tive de trabalhar com vocês, para vocês, por vocês!

A partir de fevereiro de 2021 estarei na direção de uma nova escola, em outro bairro. Mudar foi uma decisão difícil; ainda, por vezes, dolorosa… Sentirei saudades, sentirei muita falta da nossa comunidade, das nossas crianças, da nossa equipe escolar, da nossa escola, das nossas famílias!

Por outro lado, saio feliz e tranquilo porque ao longo desses anos conseguimos avançar muito na qualidade do nosso trabalho, na qualidade do atendimento, em melhorias do espaço físico, em melhorias do projeto pedagógico… Então, saio, mas fica uma equipe dedicada, educadoras comprometidas e competentes e que buscam o melhor para as crianças, com as crianças e pelas crianças!

Não como um presente, mas como uma lembrança, deixo pra vocês um poema, um fragmento de um poema do Fernando Pessoa:

 “O meu olhar é nítido como um girassol.
 Tenho o costume de andar pelas estradas
 Olhando para a direita e para a esquerda
 E de vez em quando olhando para trás.
 E o que vejo a cada momento
 É aquilo que nunca antes eu tinha visto;
 E eu sei dar por isso muito bem.
 Sei ter o pasmo essencial
 Que tem uma criança, se ao nascer,
 Reparasse que nascera deveras.
 Sinto-me nascido a cada momento
 Para a eterna novidade do mundo.” (Alberto Caeiro)

Meu muito obrigado a todo vocês, e desejo que 2021 seja um ano de superação e um ano de conquistas e de muita saúde.

Diretor Marcelo

Ps.: Alberto Caeiro é um dos heterônimos do Fernando Pessoa, patrono da nossa escola.

Publicado por EMEB Fernando Pessoa - São Bernardo do Campo

Pré-escola do Município de São Bernardo do Campo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: