Calendário Escolar – 2020

CALENDÁRIOS MENSAIS

screenshot_20200302-231139_13039620773732691070.jpg

 

CRONOGRAMA GERAL DAS ATIVIDADES DO ANO

 

O calendário escolar, assim como todo o trabalho que desenvolvemos, é baseado em orientações e determinações da Secretaria de Educação do nosso município. Durante o ano, além dos feriados e emendas de feriados, a escola tem programadas algumas atividades de planejamento, organização e formação sem a presença de crianças (dias não letivos) – essa programação não afeta a quantidade de dias letivos que as escolas têm obrigação de cumprir, que são 200, mas é preciso que a família fique atenta às datas para evitar transtornos na sua própria rotina.

A partir dos 4 anos de idade, a matrícula e a frequência escolar são obrigatórias. Dos 200 dias letivos, na pré-escola a criança precisa obter uma frequência mínima de 60% (120 dias) e a escola deve notificar o Conselho Tutelar sempre que a criança tiver mais que 30% do total de faltas permitidas para a Educação Infantil. Ou seja, se durante o ano a criança ultrapassar 24 faltas, o caso será encaminhado para análise e acompanhamento do Conselho Tutelar.

Atenção! Ausências injustificadas nos primeiros dez dias letivos podem levar ao cancelamento da vaga da criança.

DIAS LETIVOS E RECESSO ESCOLAR

1º semestre Recesso escolar 2º semestre Recesso escolar e férias
05/02 a 08/07 09/07 a 26/07 27/07 a 22/12 23/12 em diante
FERIADOS, EMENDAS E PONTOS FACULTATIVOS EM DIAS DA SEMANA
24 e 25/fevereiro

(2ª e 3ª f.)

Carnaval

10/abril

(sexta-feira)

Paixão de Cristo

20 e 21/abril

(2ª e 3ª f.)

Tiradentes

1º/maio

(sexta-feira)

Dia do Trabalho

11 e 12/junho

(5ª e 6ª f.)

Corpus Christi

09/julho

(quinta-feira)

Revolução Constitucionalis-ta

20 e 21/agosto

(5ª e 6ª f.)

Aniversário de SBC

07/setembro

(segunda-feira)

Dia da Independência

12 E 13/outubro

(2ª e 3ª f.)

Nossa Senhora e Dia do Professor

02 e 20/11

(2ª e 6ª f.)

Finados e Dia da Consciência Negra

REUNIÕES COM PAIS

04 de fevereiro

(terça-feira)

08 de maio

(sexta-feira)

08 de julho

(quarta-feira)

16 de outubro (sexta-feira) 11 de dezembro (sexta-feira)
Dia não letivo Meio período com crianças (letivo)

As reuniões com pais são planejadas, preparadas e conduzidas pelas professoras com muita dedicação; são momentos importantes de trocas de conhecimentos sobre o trabalho educativo e de socialização das aprendizagens das crianças; também podem fazer parte dos projetos desenvolvidos pelas turmas.

A equipe escolar e as crianças se sentem reconhecidas e valorizadas quando as famílias participam, por isso, sabendo da dificuldade que muitas famílias têm por conta de trabalho, com exceção da primeira reunião, as demais serão feitas em horários alternados (uma vez no primeiro horário, outra vez no segundo horário).

Nos dias de reuniões com meio período letivo, a criança entra no horário da reunião de sua turma e permanece sob os cuidados de outra professora; ao final da reunião, vai embora com a família.

Para que não perca nenhuma informação importante e para evitar prejuízos ao desenvolvimento desses encontros, é importante que a família se organize para participar da reunião toda. Caso tenha dificuldade de se organizar ou estar presente à alguma reunião, avise a professora ou a equipe gestora, que buscaremos uma alternativa para ajudar.

A secretaria escolar fornece comprovante de comparecimento na escola.

REUNIÕES PEDAGÓGICAS

03/02

(2ª f.)

08/02

(sábado)

20/03

(6ª f.)

17/04 (6ª f.) 25/09

(6ª f.)

02/10 (6ª f.) 23/10 (6ª f.) 14/12 (2ª f.) 22/12 (3ª f.)
Dias não letivos Meio período letivo

Reuniões Pedagógicas são momentos de formação, discussão, decisões coletivas, avaliações do trabalho e encaminhamentos de questões administrativas e pedagógicas destinadas à equipe escolar. Participam delas todos os profissionais que atuam em nossa escola e, eventualmente, famílias e outros profissionais podem ser convidadas a participar.

Observe que no cronograma acima alguns dias serão somente de reunião pedagógica e outros serão meio período de reunião e meio período de atividades com crianças. Nos dias de reuniões pedagógicas com meio período letivo, os horários de atividades com as crianças serão os seguintes:

– Manhã: das 8h às 9h50 (abertura dos portões às 9h40 para transportadores);

– Tarde: das 13h às 14h50 (abertura dos portões às 14h40 para os transportadores).

 

SÁBADOS LETIVOS

25 de abril 05 de dezembro

Nos sábados letivos propomos atividades interativas entre crianças e adultos, com a participação das famílias e tematizando vivências da rotina da educação infantil. Neste ano, considerando que temos famílias com crianças na EMEB José Augusto e na EMEB Bosko Preradovic, combinamos que no primeiro semestre cada uma das escolas fará o sábado letivo em dias diferentes para que todos participem integralmente das atividades; já no segundo semestre, nossa proposta é fazer uma grande atividade de integração com as famílias da creche, de nossa pré-escola e da escola de ensino fundamental.

Enviaremos os cronogramas com os horários e as propostas próximo às datas de cada atividade.

ASSEMBLEIAS DO CONSELHO DE ESCOLA E DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM)

03 de março (terça-feira) 04 de agosto (terça-feira)
Eleição de novos membros Prestação e aprovação de contas

O Conselho de Escola e a Associação de Pais e Mestres são organismos da gestão escolar democrática que reúne representantes das famílias, dos funcionários, das professoras e da equipe gestora para tratar sobre questões do projeto pedagógico da escola, organização escolar, planejamento e gestão dos recursos financeiros que a escola recebe.

As reuniões acontecem uma vez por mês, em horários e dias a serem combinados com os membros eleitos.

É importante que as famílias se organizem para participar da assembleia e eleger seus representantes, pois nas reuniões do Conselho de Escola e da APM comunidade e equipe escolar, juntas, buscam a qualidade da educação, pensando em soluções para os problemas da escola e para a melhoria das condições de trabalho das educadoras e de atendimento das crianças; decidem sobre aquisições de materiais, contratação de serviços, encaminhamentos de ações junto a outros órgãos; acompanham a execução do projeto pedagógico da escola, dão suporte à gestão escolar e fiscalizam as aplicações das verbas da APM.

OUTRAS DATAS IMPORTANTES DE NOSSO CRONOGRAMA
15 de maio (sexta-feira) – Dia da Família (dia letivo): neste dia, ou durante a semana do dia 15, as professoras vão apresentar atividades desenvolvidas ao longo dos meses e que se relacionam com a temática.
29 de maio (sexta-feira): esta é a data inicialmente prevista pela Secretaria de Educação para realização de uma atividade formativa junto às escolas do município. Neste dia, a escola não funcionará. Caso haja mudança na data, informaremos posteriormente.
01 a 05 de junho – Semana do Meio Ambiente: durante esta semana, as professoras vão apresentar atividades desenvolvidas ao longo dos meses e que se relacionam com a temática.
14 a 16 de outubro – Semana das Crianças: nestes dias desenvolveremos atividades específicas em comemoração ao Dia das Crianças. A reunião com pais programada para o dia 16 faz parte desta programação.
27 de agosto (quinta-feira) – Aniversário da Escola (dia letivo)
16 a 19 de novembro – Semana da Consciência Negra: durante esta semana, as professoras vão apresentar atividades desenvolvidas ao longo do ano e que se relacionam com a temática.

 

 

%d blogueiros gostam disto: