Quem somos e o que buscamos

A EMEB ”Fernando Pessoa” foi inaugurada como EMEI do Jardim Orquídeas em 27 de agosto de 1988, pelo então prefeito Dr. Aron Galante. Em 02 de março de 1989 recebeu a denominação de EMEI Fernando Pessoa em homenagem ao poeta português Fernando Pessoa.

Nossa escola é resultado da mobilização feita pela comunidade e foi construída para atender a demanda da população, na faixa etária de 4 a 6 anos, existente nos Bairros Jardim das Orquídeas, Jardim Las Palmas, Jardim Bandeirantes, Jardim Oliveira e Jardim Esmeralda – atualmente atende também crianças de outros bairros da região do Alvarenga. Podemos assim afirmar que a EMEB Fernando Pessoa, assim como muitas escolas brasileiras, é consequência de um processo histórico de luta pela garantia de acesso e permanência à educação pública e gratuita.

Em princípio, foram atendidas apenas as crianças de 6 anos, passando com o tempo a atender também as turmas de 5 anos e somente em 2004 foi montada uma única turma de crianças com 4 anos para atender as crianças encaminhadas pela creche municipal do bairro, uma vez que a mesma passaria a atender apenas as crianças de 0 a 3 anos.

Somos uma escola de Educação Infantil que atende cerca de 600 crianças entre 4 a 6 anos (completados após março do ano letivo), que são organizadas em 22 turmas – do Infantil III ao Infantil V – distribuídas em dois períodos (manhã e tarde).

As diferentes equipes de profissionais da educação que atuam em nossa escola cumprem funções específicas conforme as atribuições de cada profissional que, independente do cargo ou função, têm responsabilidades educativas inerentes à função social de uma escola de Educação Infantil na modalidade pré-escola.

Nosso trabalho educativo é norteado pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP), que se fundamenta em bases éticas, sociais e legais. No PPP:

• Expressamos as concepções, os princípios, as diretrizes e os objetivos que norteiam as ações, planos de formação e projetos educativos para as crianças de 3 a 6 anos e para as equipes escolares;

• Nos fundamentamos na legislação brasileira, em especial na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução nº 05, de 17 de dezembro 2009, em documentos institucionais como os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, entre outras leis e resoluções de âmbito nacional e municipal);

• Reconhecemos a escola como parte integrante da sociedade, considerando a sua localidade e a realidade social em que ela se insere: região periférica do Município de São Bernardo do Campo, área de proteção manancial, bairro em desenvolvimento, predominantemente constituído por trabalhadores assalariados com baixa renda.

Como definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, “proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar”.

Nosso Projeto Político-Pedagógico é um documento construído ao longo da história de nossa escola por várias mãos e muitas vozes. Representa, ao mesmo tempo, o acúmulo e a síntese das discussões (com seus avanços, limites e possíveis contradições) a respeito das práticas educativas e da função social de uma instituição educativa da infância pré-escolar.

Nosso PPP está em permanente construção e passa por revisões constantes que refletem a busca pelo aperfeiçoamento do trabalho pedagógico, o nosso compromisso com a qualidade da educação, com as crianças e suas famílias, e com as educadoras e educadores que atuam em nossa escola, na perspectiva de contribuirmos com a construção e consolidação de uma sociedade democrática, justa e igualitária.

Para conhecer nosso Projeto Pedagógico, clique AQUI.

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: